quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Pão de Queijo =D

Oii Gente!
Tudo bem? Por aqui tudo lindo, começando os preparativos pro natal! (Ebaaa =D)
O vamos pra cozinha de hoje trouxe algo que é muito amor: Pão de queijo delicinha. Aquelas receitinhas que achamos em cadernos da vovó sabe?! Perfeito para um lanche.
Vamos anotar? ;)


Ingredientes: 

1/2 copo (americano) de óleo

1 copo (americano) de leite
3 ovos
250 gr de queijo meia-cura
500 gr de polvilho doce
1 colher (sobremesa) de sal

Modo de preparo: 

Coloque o polvilho, em uma bacia e leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos, assim que levantar fervura, desligue o fogo despeje dentro do polvilho.
Comece mexendo com uma colher e depois com as mãos, com cuidado pois estará quente.
Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Nesse ponto comece a incorporar o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar.
Faça as bolinhas do tamanho desejado.Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira sem untar.

Leve para assar em forno médio, preaquecido, por cerca de 30 minutos.
Retire os pães do forno assim que começar a dourar levemente embaixo.

Se testar posta com a #GordiceEntreAmigos pra gente curtir =D
Por hoje é isso, em breve tem mais.
Até a próxima gente! ;*




domingo, 20 de setembro de 2015

Cookies

Oii gente!
Estou meio sumida aqui do blog eu sei, a rotina me destruiu essa semana. Mas vai vir muita gordice por ai, ok? (Se eu sumir de novo, me xinguem no instagram, no facebook ... =S)
E pra começar uma coisa que todo mundo ama: COOKIES. Gente que coisa mais linda e gostosa da vida é essa?! Nem sei o que dizer apenas sentir <3.
Vou passar a receita que sempre usei, nem sei de onde ela veio, mas garanto que é uma delicia. You ready?

Não sei o que dizer, apenas sentir <3

 Ingredientes:
1 lata de leite condensado
200 g de manteiga (eu usei sem sal)
1 colher (café) de bicarbonato de sódio
1 colher (café) de sal
3 xícaras de farinha
200g de chocolate picado (eu uso o quanto meu coração mandar <3 )

Modo de preparo:
Coloque na batedeira a manteiga e o leite condensado  e deixa bater até que fique uma mistura esbranquiçada, cerca de 5 a 8 minutos.

Em seguida peneire o bicarbonato, o sal e a farinha e misture com as mãos. Acrescente o chocolate picado e continue misturando. A massa vai ficar espessa e um pouco grudenta, normal.


Coloque os biscoitos numa assadeira não untada e leve ao forno pré aquecido, 180 ºC, por cerca de 15 minutos ou até o fundinho do biscoito ficar dourado. Rende cerca de 50 biscoitos.

Se testar posta com a #GordiceEntreAmigos pra gente ver =D
Por hoje é TUDO isso, em breve tem mais.
Até a próxima gente! ;*

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Tipos de Lente Abertura do Diafragma e profundidade de campo

Como Prometido Falarei mais sobre a abertura do diafragma das lentes
Lembra que na minha primeira postagem eu expliquei sobre?
hoje iremos um pouco mais profundo sobre abertura.
no post eu disse assim:
" A abertura do diafragma é a abertura que deixa a luz passar só que ele ocorre na lente ao invés de ser no corpo da câmera cada lente tem seu minimo e máximo de abertura.
Quanto menor o valor ele terá a maior abertura e quanto maior o valor menor a a abertura."

e por fim coloquei uma imagem para ilustrar


Na ocasião estávamos falando sobre exposição, mas aqui falaremos de outras consequencias de abrir ou fechar o diafragma.
olha bem essas duas lentes



EF 50mm 1:1.8  Preço:R$600,00

EF 50mm 1:1.4 Preço R$1.700,00


A segunda lente é muito mais cara, ela pelo menos paga um jantar antes de arrancar cada centavo seu?

Ela simplesmente é uma lente mais clara.
Então só pra isso serve a abertura? precisar de menos luz para a foto?
Não.
observe essa foto agora:


EF 50mm, f/1.8 ,ISO-100, 1/1000s
Foto de Marcelo Augusto
Olha o fundo desfocado, esse efeito se da devido a abertura da lente e é chamado de Profundidade de campo e Conforme é feita esta regulagem na intensidade de luz, ela afeta a nitidez entre os planos, ou seja, a profundidade de campo. A abertura do diafragma pode variar entre fechado e aberto, dependendo somente da objetiva utilizada para determinar os valores. Outro fator que afeta a profundidade de campo é a distancia focal da objetiva a ser utilizada. Quanto maior a distancia focal, maior será a área desfocada, e vice versa. Por esse motivo é impossível conseguir grandes áreas desfocadas com objetivas grande angulares.
Nossa que lindo esse efeito, consigo com qualquer lente?
Não. Quanto mais aberto o diafragma esta(neste caso f/1.8) mais o fundo vai desfocar do objeto em foco, então note que a abertura de f/1.4 e maior do que a de f/1.8 que é maior do que f/2.8 que é maior que...
Ta Marcelo já entendemos.

Resumindo quanto mais clara a objetiva for mais dinheiro vai te custar, pois qualquer lente pode fechar a uma abertura f/5.6, f/8...f/22, mas nem todas chegam a f/1.8, e em casos das teleobjetivas f/4 já é uma lente clara.

Por hoje é só pessoal
Abraços
Marcelo Augusto



quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Tipos de Lentes distância focal

Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Hoje vim dar prosseguimento a escolha de seus equipamentos(caso você tenha comprado uma câmera que possa permutar lentes).
Vamos falar dos tipos de lentes.
Lembra das câmeras semi-profissionais que só tem uma lente que tira foto bem de perto até um prédio la na **** *** ***** (Censurado Pela Kakau)?
A principio e maravilhoso você pensar que tem uma lente para todas as situações possíveis mas, como na vida real, é como tentar fazer o trabalho de todos os setores de uma empresa, Simplesmente NÃO DÁ.
Poxa Marcelo então vou Gastar rios de dinheiro para comprar todas as lentes?
Não pois você fotografo amador não vai gastar um centavo com lentes enquanto não souber o que vai fotografar, aprenda a usar a lente que vem na câmera primeiro e descubra o que você quer fotografar.
A partir daqui não irei mais falar lente e sim Objetiva para você fotografo amador começar a se acostumar aos termos utilizador por ai.
Então vamos lá:

Grandes Angulares

Grandes angulares normalmente vão Até 50mm

Canon - 17-40 mm f/4 L lente de zoom retrofoco.






















As Grandes angulares são utilizadas normalmente para paisagens, arquitetura pois elas tem um amplo campo de  visão.
Marcelo, então só vou comprar essa lente para tirar foto de paisagem?
Não, sabe aquela foto com toda sua galera que todo mundo fica se espremendo para ficar na foto?
esse tipo de lente serve para isso, você tirar foto que você precise pegar um amplo cenário.

























Grandes angules funcionam muito bem quando você quer mostrar um amplo cenario



Fish eye


Dentro das Grandes Angulares temos um tipo especifico de lente conhecida como Olho de peixe(Fish Eye), ela tem a mesmo função das angulares mas, a foto tem uma distorção, ela distorce perceptivelmente a imagem tornando interessante para certos tipos de foto.
olhe um exemplo:


Veja a distorção na paisagem.





















Realmente lembra um olho de peixe.




























Ao comprar você ira se deparar com vários simbolo e siglas mas com o tempo você entende o que cada um significa.
ela tem essa curvatura na lente justamente para abranger os 180º do campo de visão.

Lentes Normais


50mm uma das lentes mais interessantes de se utilizar.



















Essas são talvez as lentes que são mais versáteis, pois elas não são especializadas logo você pode utiliza-las para um pouco de tudo, o nome normal se da pelo fato de ser o tipo de lente que mais se aproxima do olho humano (por volta dos 50mm), e esse tipo de lente utilizado nos celulares de hoje.


ISO 100, 50mm,  f/1.8, 1/800s
Foto de Marcelo Augusto

Se utiliza muito para Retratos e como podem ver fica muito bom mesmo.

Teleobjetivas


Teleobjetivas são normalmente lentes acima de 50mm e abaixo de 200mm são utilizadas para fotos que necessitam você estar distante, como quando eu tiro foto de corujas no trabalho  ou quando eu quero fotografar a vizinha   poucos lembram que ao utilizar essa lente ela aproxima os objetos mais do que na realidade, o que não atrapalha mas tem que se estar em mente que aquela não é uma imagem fiel do que realmente foi fotografado apesar de ser uma diferença minima.


ISO 100, 200mm, f/5,6 , 1/60s
Foto de Marcelo Augusto




















Super teleobjetivas

Não se engane, ao dar zoom ela fica uma trabuco bem maior.




























Marcelo, que diabos de nome é esse?
Simples são lentes acima de 200mm ou seja, ela tira foto la na P**** *** ***** (Censurado pela Katiuscya).
Esse é o tipo de lente que você vai usar para tirar foto de leões na Africa a menos que você queira chegar perto para tirar foto dele.
Como você vai tirar foto de algo beeeeeeeeeeeeeeeem longe você ira precisar de um tripé pois você não vai querer tremer e desfocar a imagem.


ISO-100,  250mm  , f/5.6 , 1/60s
Foto de Marcelo Augusto





























Macro

Agora que fomos la na ponte que partiu vamos nos aproximar, e quando digo aproximar digo aproximar MUITO.




















Pois é quando temos que fotografar algo muito pequeno tipo, a Katiuscya insetos não adianta uma lente gigante, temos que procurar uma lente especifica ou seja uma lente de macro.
E Não se engane elas podem ser um trabuco tão grande quanto as super teleobjetivas.

















Pois é pessoal desculpe a demora mas eu postei( com uma semana de atraso).
para compensar tentarei escrever sobre Abertura do Diafragma.
Abraços
Marcelo Augusto.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Bolo de Abacaxi

Oii gente!
Sabe aqueles dias que você acorda com uma vontade que não passa, então isso aconteceu hoje, eu não resisti e a louca dos bolos ataca novamente! (Prometo tentar me controlar!)
O vamos pra cozinha de hoje traz um lindo e gostoso bolo de abacaxi e modéstia a parte ficou uma delicia!
Vamos a receita?

Gente não deu pra resistir!


Ingredientes:
Massa:
2 xícaras de açúcar (vou confessar que só coloquei 1 e 1/2 xícara, por que tem calda né! =s)
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de manteiga
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
200 ml de leite
1 colher (sopa) de fermento químico

Calda:
1 xícara de açúcar
1 abacaxi cortado a sua maneira ( no meu caso, rodelas)

Modo de preparo:

Primeiro vamos fazer a calda.
Na forma onde será assado o bolo coloque o açúcar e leve ao fogo pra derreter até o ponto de caramelo. Depois organize as rodelas de abacaxi por cima do caramelo e reserve.




Em seguida fazemos a massa.
Bata inicialmente no liquidificador os ovos, o açúcar e a manteiga. Depois acrescente o leite e vá colocando a farinha aos poucos.
Por último coloque o fermento e bata até que a massa fique homogênea.
Depois só despejar na forma, levar ao forno pré aquecido e asse a 200º C por mais ou menos 45 minutos.
Olha a belezura saindo do forno. Atenção aos furinhos do teste do palitinho =D
Ps.: não precisa untar a forma!

Depois de todo esse trabalhão é só esperar esfriar e se deliciar (Cadê a Ana Maria dizendo HUUUUMMMM ? )
Até a próxima gente! ;*

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Bolo sem ovo, manteiga e leite!

Oi gente!
Gente hoje a gordice não é tão gordice assim.
O vamos pra cozinha traz um bolo que não leva ovo, nem manteiga e nem leite. Mamão com açúcar de fazer e olha fica uma delicia, pura fofura! (A galera amou, principalmente os intolerantes a lactose) ;D
Fica a dica de lanche da tarde.
Vamos a receita?

Olha que lindeza gente! 


Ingredientes: 
3 Xícaras de farinha
2 Xícaras de açúcar
6 colheres (sopa) de chocolate em pó sem açúcar (usei aquele "do padre")
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de de fermento em pó
2/3 Xícara (160 ml) de óleo
2 Xícaras(480 ml) de água
2 colheres (sopa) de vinagre
2 colheres (chá) de essência de baunilha

Modo de preparo:
Gente essa é parte mais fácil.
Mistures todos os ingredientes secos em uma tigela e em outra tigela os ingredientes líquidos.
Despeje os líquidos na tigela com os secos e misture (com uma colher mesmo) até ficar homogêneo.
Despeje a massa em uma assadeira untada e leve ao forno, a 180º C, por mais ou menos 25 minutos ou até a massa secar (faz o teste do palitinho minha gente).
Indo pro forno!

Assado e gostoso! =D



Ps.: Desculpa pela qualidade das fotos, câmera de celular vocês entendem né?!
Até a próxima! ;*

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Tipos de Câmeras e qual comprar.

Olá a todos,
Aqui estou eu mais uma vez compartilhando um pouco de conhecimento desse grande universo da Fotografia.
Hoje vim falar dos diversos tipos de câmera, pois durante a semana recebi um E-mail de uma pessoa me falando que ela estava querendo aprender a fotografar melhor, mas a pessoa falou em comprar uma certa câmera, de um certo valor(do tipo que eu teria que vender meu rim para juntar o dinheiro), e vou ilustrar aqui os diversos tipos de câmeras com seus pontos positivos e negativos e indicarei qual câmera você deve comprar se for o caso.


Câmeras de Celulares

vamos começar com as mais comuns e talvez as que mais se preocupam com os detalhes técnicos menos importantes, hoje nossos celulares são as câmeras mais portáteis e versáteis que podemos procurar.

Iphone 6- Jogo de 6 lentes e logo depois o sensor da câmera.














Vantagens

  • A qualquer hora e lugar você esta pronto para registrar um momento.


Desvantagens

  •  Por mais que você tenha um celular caro com uma câmera top nele com flash de LED ele não ira adiantar de quase nada de noite.
  • A qualidade da foto e bem inferior e eu diria que chega a ser inútil em situação de pouca luz.
  • Por padrão o ISO(se você não sabe o que é Clique aqui) dos celulares é 100 ou seja apenas o flash do seu celular não vai te adiantar nada.
  • Não é possível Trocar a lente (apesar de ter acessórios mas não deixam de ser brincadeiras).
  • Em sua Maioria (salvo celulares que não são o padrão do mercado) os celulares não permitem controles manuais.


Compactas "point-n-shoot" (apontar e clicar)

Faltou só a Tekpix.















Foi muito mais comercializada antes de os celulares terem a resolução como a de hoje.



Vantagens

  •  Ela é bem portátil
  • Tem uma qualidade média


Desvantagens

  • Ainda não te serve para tirar fotos com pouca luz.
  • Demora para fazer a foto.
  • Zoom digital.
  • Sem controle de configurações(apenas predefinições).


Bridge/Superzoom/Semiprofissional


















Pessoalmente é o tipo de câmera que eu desaconselharia a comprar, até agora não falei de preço pois o tópico aqui e achar uma câmera que atenda a sua necessidade e não acho que esse tipo de câmera supra a necessidade nem se a pessoa não quer se aprofundar em fotografia pois seria gastar um dinheiro alto para isso, e nem que supre a necessidade de quem quer aprender.
Vejamos:

Vantagens



  • Possuir mais configurações personalizáveis garantindo bastante controle(não é o caso da Nikon Coolpix da série L)
  • Possuem uma unica lente mas bem versátil
  • A Qualidade da imagem é melhor que as câmeras citadas acima mas ainda esta abaixo das próximas câmeras citadas.

Desvantagens

  • Normalmente a abertura máxima da lente não passa de 3:5.
  • O visor dela( ela não possui Viewfinder) em LCD consume muita bateria.
  • Não se comporta bem em pouca luz.
  • Possuí um sensor pequeno comparada ao seu tamanho.
  • Não troca de lente.

Mirroless















Poucas pessoas conhecem e menos ainda tem uma câmera Mirroless, são ligeiramente mais novas no mercado e como o nome diz elas não tem espelho.
Marcelo, onde fica esse espelho das câmeras?






















ai está 
note que por não ter esse espelho a mirrorless Tem um Tamanho MUITO menor que a câmera DSLR.
A mirrorless é melhor que a DSLR?
é disso que vamos falar agora

Vantagens
  • Sem sombra de duvida o tamanho deixando ela mais portatil
  • A Qualidade e bem superior as câmeras citadas anteriormente.
  • Ela permite a troca de lentes.
  • Ajustes Manuais.
Desvantagens

  • Por conta da remoção do espelho e do tamanho o ViewFinder é eletrônico e não óptico diminuindo a vida de bateria
  • O Sensor da câmera também e menor.
  • As Lentes delas são diferentes sendo difícil a busca no mercado e mesmo com adaptadores se perde algumas funcionalidades das lentes.

DSLR

Vamos Falar do meu xodó e talvez o tipo de Câmera que se tem mais informações e discussões.

Pois é só de olhar já se sente o peso(literalmente) das maquinas, vamos começar explicando o que (diabos) é essa sigla, DSLR nada mais é que Digital Single-Lens Reflex (Traduzindo:câmera digital de reflexo por uma lente) tendo como as marcas mais conhecidas a Canon e Nikon mas não se engane não são as únicas já em questão de qual é melhor vamos deixar para outro dia.

As DSLR são câmeras rápidas o atraso entre o clique e a foto é quase imperceptível, é possível tirar várias fotos sequenciais, e aguentam mais chuva e pancadas do que câmeras mais leves(comprovei isso com a minha)

Vantagens

  • Se você procura qualidade de imagem e esse o tipo de câmera.
  • Até para quem vai aprender as câmeras de entrada tem o que você necessita.
  • Permite a troca de lentes(que para quem quer se aprofundar é esse o foco)
  • Configurações Totalmente manuais.
  • Sensores maiores do que as câmeras citadas anteriormente
  • acessórios e toda a parafernália que você quiser(e puder R$) comprar.
  • se você quer fotografar a noite basta aprender a manuseá-la 
  • Visor Óptico não gastando a bateria.

Desvantagens

  • Tamanho e peso dela muitas vezes e incomodo para carregar por ai até porque uma câmera dessas chama MUITO a atenção.
  • O preço de lentes muitas vezes pode ser maior que o preço da próprio corpo.
  • Barulho (cleck-cleck) desaconselhável para fotos furtivas (principalmente para um voyer Hahahahaha)


Qual escolher Marcelo?

Tudo dependera da finalidade que você a utilizará.

Fotografo casual- Celular ou portáteis.
Fotografo amador- Edge/superzoom/semiprofissional(odeio esse nome)

Mas com o que você vai Gastar nela(Edge) aconselharia a comprar uma câmera de entrada DSLR e investir nas lentes mas isso falaremos semana que vem.
Um abraço

Marcelo Augusto